Blog

SOLEIRA OU BAGUETE, QUAL A MELHOR OPÇÃO? 07 ago. * Sem categoria

SOLEIRA OU BAGUETE, QUAL A MELHOR OPÇÃO?

O que é mesmo uma soleira?

Tecnicamente a soleira e a baguete servem para a mesma coisa, ou seja, fazer a transição de pisos entre um ambiente e outro.

Elas são instaladas no piso do vão das portas

A diferença entre as duas é que a soleira tem a espessura da parede e a baguete fica exatamente embaixo da porta.

Os materiais mais utilizados para se fazer as soleiras são as pedras, mármore ou granito. Uma observação importante é que os mármores são muito porosos. Com isso absorvem mais sujeira e tendem a ficarem encardidas com o tempo.

Para os ambientes conhecidos como “áreas molhadas” como cozinha e banheiros, esse arremate tem também a função de conter a água do piso. Isso para  não deixar molhar os outros cômodos quando estes são lavados ou quando acontece algum imprevisto.

Normalmente são instalados um pouco acima do nível, o suficiente para segurar a lâmina d’água. Mas também para não causar nenhum tipo de acidente, como por exemplo, alguém tropeçar.

Nem toda porta precisa ter soleira

Quando não tem mudança de piso não existe necessidade técnica de soleira ou baguete.

Aliás a continuidade do piso dá uma sensação de fluidez nos ambientes, ou seja, não existem obstáculos, mesmo que haja uma porta. Isso pode parecer preciosismo, mas a sensação é real e raramente as pessoas conseguem perceber que esse é o verdadeiro motivo.

Os colocadores de piso, seja madeira, laminado, vinílico ou porcelanato preferem em geral fazer soleira em todas as portas. Segundo eles, isso facilita o trabalho, mas a nossa recomendação é não ter soleira quando não existe transição de piso.

Essa é uma exigência que vale ser atendida.

É igualmente importante escolher um material ou cor para a soleira que combine com os dois pisos que ela vai separar. Se puder ser do mesmo material do piso frio, melhor ainda.

É bem comum também utilizar soleiras ou baguetes feitas de porcelanato, no entanto elas precisam ser fabricadas em ateliê por conta da espessura do material. O mármore ou o granito normalmente tem 2cm de espessura enquanto o porcelanato tem somente 1cm e precisa ser engrossado. Esse trabalho não da para ser feito em obra.

Por que uma baguete e não uma soleira?

Como já explicamos, a soleira tem a largura da espessura da parede, enquanto a baguete tem a largura da espessura da própria porta.

Também pode parecer preciosismo, mas são esses detalhes que mostram o verdadeiro valor dos projetos de arquitetura de interiores ou de decoração.

Optando-se por usar uma baguete, quando a porta estiver fechada, a mesma não é vista e o piso do ambiente não é interrompido visualmente. A pessoa só vai perceber a transição quando abrir a porta.

Em um corredor com varias portas, essa unidade é importante.

Isso faz com que a paginação de piso fique mais elegante e o ambiente mais agradável visualmente.

São sutilezas que enriquecem um projeto sem onerar seu custo.

 

Continue acompanhando nossas publicações. Semanalmente trazemos novidades e curiosidades que podem ser muito uteis para você que vai construir ou reformar. Fique de olho e assine nossa NEWSLETTER


Desenvolvido por Unius