Blog

A ELEGANCIA DE UM PAINEL DE CABECEIRA 13 ago. * Sem categoria

A ELEGANCIA DE UM PAINEL DE CABECEIRA

Estilos de cama

Tradicionalmente no Brasil o costume era de se usar cama de madeira. Elas eram dos mais variados estilos e modelos e as cabeceiras sempre foram o grande diferencial.

Inclusive era comum ver cabeceiras altas, de madeira entalhada, às vezes com esteira de palha ou tecido.

Também existiam as camas metálicas que igualmente exploravam diferentes estilos de decoração

O fato é que, por si, a cama era um objeto completo que era colocado no quarto depois que este estivesse devidamente preparado para recebe-la.

Os moveis de cabeceira eram, portanto, unidades independentes que eram posicionados nas laterais.

No entanto, no final dos anos 90 uma nova solução começou a se popularizar entre nós. São as chamadas camas box, que no inicio eram também chamadas de camas box americanas, certamente por serem populares nos Estados Unidos.

A praticidade da cama box ganhou o gosto dos brasileiros e atualmente é a solução mais adotada, principalmente para quartos de casal.

Cama box não tem cabeceira

A cama box não passa de um colchão em cima de uma caixa (box) com pés. Ela não tem cabeceira, portanto, pode ser colocada de qualquer lado. No entanto, isso não é muito pratico, pois sentimos falta de um local para apoiar a cabeça e também para fazer a composição da decoração do quarto.

Foi daí que surgiram os painéis de cabeceira e esse elemento passou a ser um grande atrativo dos projetos de arquitetura de interiores e de decoração.

Então, vários estilos e tamanhos começaram a surgir e varias opções de materiais começaram a ser aplicadas.

Todos os gostos podem ser representados em um painel de cabeceira, desde um suntuoso até um despojado

Com iluminação, com prateleiras, estofados em tecido ou couro, alto, baixo, os painéis chamam a atenção e valorizam os quartos.

As mesas de cabeceira também começaram a ficar bem diferentes do tradicional móvel ao lado da cama pois começaram a fazer parte do próprio painel e muitas vezes vemos gavetas “aéreas”, ou seja, que não tocam o chão pois estão fixadas nos painéis.

Essa ideia facilitou o surgimento de uma grande diversidade de soluções e também diminuiu os custos do projeto, pois uma cama de madeira ou metal visualmente impactante custa bem mais caro que uma solução criativa de box e painel.

 

Proteção para a parede

Em quartos com cama de solteiro com uma lateral encostada na parede, é comum o painel de cabeceira fazer o contorno, pois ajuda a proteger a parede e também a deixa-la aquecida. É uma solução muito interessante para quarto de crianças. Ajuda a evitar que à noite elas fiquem encostando na parede fria.

Assim como em hotéis, o painel de cabeceira oferece a versatilidade de transformar um quarto de hospede com duas camas de solteiro em uma cama de casal, simplesmente aproximando um box do outro. Se tiver um painel de cabeceira continuo na parede, o caso é facilmente resolvido.

Aliando baixo custo e criatividade, essa moda dificilmente vai cair, pois ela se reinventa nela mesma. Além de dar muita personalidade ao projeto do quarto.

 

 

Continue acompanhando nossas publicações. Semanalmente trazemos novidades e curiosidades que podem ser muito úteis para você que vai construir ou reformar. Fique de olho e assine nossa NEWSLETTER


Desenvolvido por Unius