Blog

CUIDADOS COM A ESPECIFICAÇÃO TECNICA  NA HORA DA COMPRA 09 jul. * Sem categoria

CUIDADOS COM A ESPECIFICAÇÃO TECNICA NA HORA DA COMPRA

As especificações em um projeto arquitetônico

Muitas vezes acontece de alguém contratar um arquiteto ou designer de interiores somente para fazer o projeto. No momento da execução da obra, outro profissional vai assumir a responsabilidade técnica.

Essa é uma modalidade possível de contrato e de relação de clientes com arquitetos. Ou seja, o cliente não é obrigado a contratar o arquiteto para acompanhar a obra. Isso acontece muito em reformas que são consideradas de menor impacto.

Não há problema nesse modelo, mas alguns pontos precisam ficar bem esclarecidos.

É extremamente importante que as especificações técnicas de projeto sejam rigorosamente seguidas, caso contrario, é certeza que haverá problema.

Para que nosso alerta seja melhor assimilado, vamos usar o caso especifico de bancadas de banheiro, por exemplo.

Em nosso post CUBA DE LOUÇA OU CUBA ESCULPIDA, falamos das diferenças estéticas dos principais modelos. No entanto, essas diferenças não estão somente no visual, como veremos a seguir

Interfaces com diversos fornecedores

O que, a principio, parece ser muito simples, pode se transformar em uma grande dor de cabeça se as relações entre fornecedores não forem orquestradas adequadamente.

Uma simples pia de banheiro pode envolver, marmoraria, fornecedor de cuba de louça e metais, marmoraria, vidraçaria, encanador.

Todos esses profissionais precisam ter uma diretriz, caso contrario um poderá interferir no trabalho do outro, mesmo sem querer.

Dai a importância inquestionável do projeto, que reunirá todas as informações e fará todas as compatibilizações para a execução.

É no projeto que se escolhe qual a solução será adotada dentre as varias opções disponíveis no mercado.

E também qual é a mais compatível não somente com o gosto do cliente mas com as condições do local. Ao se escolher o caminho, toda uma documentação técnica é gerada para que a execução seja garantida sem falhas. Para isso realmente não existe a necessidade de que o arquiteto esteja perto o tempo todo. Basta que o projeto seja seguido.

No entanto, existe uma etapa fundamental que pode colocar todo esse esforço a perder. Esse é o momento da saída para as compras.

Hora das compras

Sair para comprar pode ser um dos momentos mais divertidos desse processo. Mas por outro lado pode ser o grande causador de encrencas.

Um dos papeis importantes do arquiteto é acompanhar os clientes neste momento, no entanto, isso pode ser feito sozinho. Entretanto para garantir o sucesso da missão tenha em mente algumas regras básicas.

O projeto foi pensado e desenvolvido a partir de definições iniciais. O que pode parecer uma alteração banal pode fazer tudo dar errado.

Tenha em mente que para praticamente tudo que é especificado, existe um produto similar compatível que pode custar menos que o originalmente especificado. No entanto é fundamental que seja SIMILAR COMPATIVEL.

Por isso é tão importante ficar atento, pois nem sempre um vendedor de home center vai saber garantir que uma determinada substituição não irá causar impactos desastrosos na sua obra.

Alterações obvias como dimensões ou modelo de uma cuba de louça precisam ser validadas com quem projetou, por questões obvias. Se você escolher uma cuba maior do que está no projeto só porque está na promoção, ela pode não caber na bancada.

Mudar modelo também pode ser fatal. Por exemplo se está definido que será uma bancada de mármore com cuba embutida e na hora da compra você resolve mudar para cuba de sobrepor, pode estar certo que você arrumou um problema.

Pelo simples fato que a altura de uma bancada para cuba sobreposta é diferente da altura da bancada para cuba embutida. Isso impacta em tudo, marmoraria, marcenaria, vidraçaria. E o resultado todos ja conhecem, custo extra e atraso.

 

É muito comum ouvirmos relatos de reclamação da qualidade de prestadores de serviços da construção civil.

No entanto, vários desses problemas podem ser minimizados com o projeto sendo seguido em todas as suas etapas, inclusive na hora das compras

 

Continue acompanhando nossas publicações. Semanalmente trazemos novidades e curiosidades que podem ser muito uteis para você que vai construir ou reformar. Fique de olho e assine nossa NEWSLETTER


Desenvolvido por Unius