Blog

CUBA DE LOUÇA OU CUBA ESCULPIDA? 14 fev. * Sem categoria

CUBA DE LOUÇA OU CUBA ESCULPIDA?

Na hora de definir como será o seu novo banheiro, vai surgir uma duvida em relação a qual tipo de cuba usar. Cuba de louça ou cuba esculpida.

Mas antes, somente como esclarecimento, cuba esculpida é o nome que se dá às cubas feitas no mesmo material da bancada, seja de mármore, granito, porcelanato ou algum material sintético, como o Corian ®.

Tudo é uma questão de gosto, o que deve prevalecer na verdade é o visual do conjunto, no entanto, vale chamar a atenção para alguns detalhes do uso cotidiano que podem te ajudar a definir o que é melhor para você.

As cubas esculpidas normalmente têm a válvula oculta, ou seja, você não enxerga por onde a agua vai embora, ela simplesmente desparece por alguma fresta bem discreta. Visualmente, sem duvida, é muito mais bonito, mas a manutenção e a conservação são menos simples.

Para ocultar a válvula existem basicamente duas formas, uma é fazer a cuba em rampa para o escoamento natural da agua e fazer a manutenção toda por um acesso na parte de baixo da bancada. A outra forma é colocar uma sobre-tampa do mesmo material em uma base plana e a remoção dessa sobre-tampa deve ser feita com uma ventosa ou então alguma outra ferramenta, pois sendo removida, tem-se o acesso à válvula pela parte de cima da cuba mesmo.

Como em outras situações da vida, o ditado se aplica, ou seja, a beleza dá trabalho.

No entanto cubas esculpidas são amplamente utilizadas e o trabalho exigido na manutenção não é um impeditivo para adotar essa solução.

Por outro lado, o mercado oferece opções maravilhosas de cubas de louças, de vários padrões e modelos, de sobrepor, de semi-encaixe, de embutir, tem para todos os gostos. Inclusive, tem até cuba de louça com válvula oculta, cuja manutenção é feita também pela parte inferior da bancada.

Então para te ajudar a definir e resolver a duvida de qual solução adotar, sugerimos que em banheiros de uso continuo você opte pela cuba de louça com a válvula aparente e em locais de usos mais esporádicos, como os lavabos, por exemplo, escolha as cubas esculpidas. Essa não é uma regra, é apenas uma sugestão pensando no uso cotidiano, para que você tenha um banheiro sempre lindo e que não te dê trabalho

 

 

Fique por dentro das novidades assinando a newsletter da Conseil Arquitetura http://www.conseilarquitetura.com.br/contato


Desenvolvido por Unius