Blog

ARMARIOS DE COZINHA. COM OU SEM BASE DE ALVENARIA? 20 ago. * Sem categoria

ARMARIOS DE COZINHA. COM OU SEM BASE DE ALVENARIA?

O momento de construir ou reformar a cozinha.

A cozinha é um ambiente que desperta muito interesse no momento em que vai se discutir o projeto de uma casa. Pois trata-se de um ambiente de convergência.

Quantas vezes você já ouviu que o melhor lugar para se reunir é na cozinha. Qualquer que seja a ocasião e também independente da configuração da família.

Nada mais lógico então querer que esse seja um ambiente agradável, funcional e bonito.

A diversidade de informação e elementos encontrados em uma cozinha permite que o projeto dela seja até diferente do restante da casa.

Não é incomum estar em uma casa de estilo mais contemporâneo e ao mesmo tempo a cozinha ser de padrão campestre, por exemplo.

É claro que para isso, é preciso estudar detalhadamente o projeto e permitir que uma integração desse porte não seja um choque. No entanto, quando se trata de cozinhas isoladas, isso é perfeitamente possível.

Já em ambientes integrados, é preciso ter uma outra abordagem a respeito de estilo de projeto.

De qualquer forma, o assunto que vamos discutir aqui é ter ou não ter base de alvenaria nos armários.

 

Qual é o correto, com ou sem base?

Na verdade, não existe o certo ou o errado neste caso. Existem sim defensores ferrenhos de cada uma das soluções. Mas ambas funcionam, desde que sejam aplicadas corretamente.

A diferença pratica, sem considerar o resultado visual é que armários sobre base de alvenaria têm mais área útil. Isso porque podem chegar mais próximos do chão. Enquanto os armários aéreos, ou seja, sem base, precisam ter uma distancia maior entre a base do armário e o chão.

Isso para que o armário não seja danificado no momento da limpeza do piso da cozinha. Para que o piso embaixo dele possa ser acessado por uma vassoura ou um rodo, sem que o cabo encoste no armário e com o tempo vá machucando a madeira.

Então, se é assim, alguém poderia pensar, porque fazer um armário elevado do piso. A resposta é: estética. A cozinha com armários aéreos é visualmente mais leve e também tem um aspecto mais contemporâneo. Em alguns casos, essa solução permite a aplicação de algum detalhe relevante no piso, que pode ser uma composição importante no contexto geral do projeto.

Tudo é o resultado das possibilidades oferecidas pelo ambiente com as necessidades das pessoas que solicitam o projeto.

Em muitos casos, por exemplo, as pessoas não precisam ou não querem ter muito armário. E meramente um reflexo do estilo de vida de cada um. Não existe o certo ou errado.

 

Como aplicar cada uma das soluções

Depois de concluir qual das soluções melhor se adapta ao projeto, os detalhes técnicos precisam ser seguidos.

Em caso de armários aéreos, como ja foi dito, eles precisam ficar mais altos para a própria proteção e conservação dos mesmos.

A distancia mínima que precisam ficar do chão é 30cm.

Isso é suficiente para que seja feita a limpeza do piso abaixo deles, sem danifica-los. E também o suficiente para esconder o encanamento da pia dentro do próprio armário e nada ficar aparente.

Quando a opção é fazer armário sobre base, o recomendado é fazer uma base de alvenaria mesmo. É importante observar que essa base precisa estar recuada em relação ao armário para que, quem for trabalhar na pia possa trabalhar sem chutar a base. Essa informação é muito importante, porque a base é construída muito antes da instalação do armário ou mesmo da pia e às vezes esse problema só é verificado quando está tudo pronto.

A altura ideal é de 15cm e o recuo para dentro do armário deve ter entre 5cm e 7cm.

Outro detalhe que precisa ser apontado é em relação ao revestimento dessa base, ou seja o rodapé. Ele pode ser tanto do mesmo material do piso ou pode ser do mesmo material da bancada.

A definição disso é importante por conta das espessuras dos materiais. Porcelanatos tem 1cm de espessura, mas mármores e granitos tem 2cm. Quando está se construindo a base é preciso saber qual será o material de acabamento para dar o desconto correto.

Parece um detalhe irrelevante, mas na verdade é bem importante e pode ser a diferença entre uma cozinha agradável ou não.

 

 

 

Continue acompanhando nossas publicações. Semanalmente trazemos novidades e curiosidades que podem ser muito úteis para você que vai construir ou reformar. Fique de olho e assine nossa NEWSLETTER

 


Desenvolvido por Unius